segunda-feira, 4 de março de 2013

Insegurança


 Não existe nenhum seguro contra a morte. E, quanto mais você torna a vida segura e protegida, mais ela se torna seca e desértica.

A insegurança significa que você tem de permanecer desperto, alerta a todos os perigos. E a vida está sempre sobre o fio da navalha.


. As árvores estão vivendo, os pássaros estão vivendo, os animais estão vivendo; eles não conhecem nada sobre seguros, não conhecem nada sobre segurança. Eles não estão preocupados — é por isso que podem cantar a cada manhã.

Você não pode cantar a cada manhã. Talvez nunca tenha cantado em nenhuma manhã. Suas noites estão repletas de pesadelos de insegurança, incerteza, perigos à espreita. Pela manhã você acorda, não alegremente; acorda para de novo encenar as inseguranças da vida, os problemas, as ansiedades.

Mas ouça os pássaros. Eu não acho que eles tenham perdido nada. Apenas observe o cervo, sua beleza e agilidade; veja as árvores, que podem ser cortadas a qualquer momento. Mas elas não estão preocupadas com isso; sua preocupação é com o próximo momento — esse momento é todo júbilo, todo paz. Tudo é verde, tudo é sumarento.


Eu posso entender que você tenha envelhecido, e à medida que uma pessoa fica mais velha... em outras palavras, você está dizendo que a morte está se aproximando. Mas não há como impedi-la. E, se você não pode impedir a morte — e ninguém jamais foi capaz de impedir a morte —, então é melhor não se incomodar com ela.

O que tem de acontecer acontecerá, mas por que destruir o seu momento por algo que ainda não aconteceu? Deixe acontecer primeiro, então você poderá se preocupar com isso.

Vocês viram, apenas alguns anos atrás havia hippies em todo o mundo. Todos tinham menos de trinta anos. Mas um estranho fenômeno aconteceu e ninguém observou isso: depois dos trinta, para onde foram aqueles hippies?

Depois dos trinta eles começaram a se preocupar com segurança e seguros. Metade da vida havia passado, e eles a aproveitaram ao máximo, mas agora a velhice virá e a morte chegará. Eles se esqueceram de tudo sobre a filosofia hippie — subitamente se tornaram caretas!

E eu tenho informações de meus amigos de que aqueles hippies que não tomavam banho, que não se barbeavam, que não escovavam os dentes, hoje se comportam perfeita e normalmente — tomam banho, fazem a barba, escovam os dentes. Estão trabalhando, e trabalhando eficientemente, em escritórios, em fábricas, mas todos eles desapareceram.


À medida que uma pessoa envelhece, a sombra da morte começa a cair sobre ela; é isso que cria o medo.
Agora é tempo de entrar sincera e autenticamente na meditação, porque esse é o único espaço que pode libertá-lo de todos os medos da morte, da velhice, da doença. Torna-o consciente de que você não é o corpo, não é a mente, não é apenas esta vida, você é vida eterna. A morte aconteceu muitas vezes e você ainda está vivo, e a morte vai acontecer muitas vezes e você ainda permanecerá vivo.


A derradeira conclusão da meditação é: viva o momento em sua totalidade, intensa e alegremente. Não há nada a temer, porque até mesmo a morte é uma ficção. Não há nenhuma necessidade de seguro, de nenhuma certeza.

Viva momento a momento, confiando em toda a existência, assim como os pássaros, assim como as árvores confiam nela. Não se separe da existência, torne-se parte dela, e a existência tomará conta de você. Ela já está tomando conta de você


Osho, em "Dinheiro, Trabalho, Espiritualidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário